A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Comissão Episcopal para a Juventude, convida os jovens de todo o Brasil a participarem, de forma voluntária, da pesquisa “Evangelização da Juventude no Brasil”.
Os dados coletados servirão de base para a atualização do Documento 85 da CNBB — Evangelização da Juventude —, referência essencial para a ação evangelizadora da Igreja junto às novas gerações.
A pesquisa é realizada por meio de parceria com a Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade e o Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista.
O público alvo da pesquisa são os jovens de 18 a 29 anos que podem responder livremente à pesquisa. Já os adolescentes, de 12 e 17 anos, também são convidados a participar, mas com um cuidado especial: é necessário o consentimento do responsável legal. Após o envio, o acesso à pesquisa será liberado.
A participação consiste em responder um questionário online, com duração estimada de 20 minutos, abordando temas como contexto socioeconômico, demográfico, educacional, cultural e religioso.
Para acessar a pesquisa, basta entrar no site: jovensconectados.org.br/pesquisa
Totalmente voluntária e segura, a pesquisa garante o sigilo das informações fornecidas. Não há identificação dos participantes, e os dados coletados serão utilizados apenas para fins pastorais e acadêmicos pelos organizadores. Em caso de desconforto ou desistência, a participação pode ser interrompida a qualquer momento, sem necessidade de justificativa.
De acordo com a Comissão, a escuta é um dos pilares da ação evangelizadora da Igreja, e este levantamento reforça o compromisso da CNBB com a construção de pontes entre a Igreja e o coração dos jovens. “É tempo de escutar, acolher e caminhar juntos!”, afirma.
O bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão para a Juventude da CNBB, dom Vilsom Basso, explica como a pesquisa ajudará na atualização do documento sobre a evangelização dos jovens no Brasil:
“Nós elaboramos esse questionário, que recebeu sugestões de todas as expressões que trabalham com jovens. Foi testada e agora será aplicada. Essa pesquisa contempla, especialmente, elementos para o primeiro capítulo, de realidade juvenil. Para o segundo capítulo, elementos novos que devem ser incorporados na iluminação do trabalho com os jovens; e, no terceiro capítulo, pistas novas de trabalho na evangelização juvenil. Essa pesquisa, que é nacional, e tem uma representatividade importantíssima pelas instituições que dela são responsáveis, esperamos muitos frutos para o documento 85 e para a evangelização das juventudes em nosso país”.
O Documento 85 da CNBB foi aprovado pelos bispos do Brasil em 2007, em Assembleia Geral. Mais recentemente, com as mudanças na sociedade e na cultura, o Conselho Permanente aprovou a atualização do documento. Assim, a nova edição vai considerar a realidade atual da juventude, o magistério do Papa Francisco, as discussões e os resultado do Sínodo 2018, como a exortação Christus Vivit, além de novas propostas de ação pastoral com as juventudes.
Para dúvidas ou mais informações, entre em contato pelo e-mail: juventude@cnbb.org.br
Por Luiz Lopes Jr e Layla Kamilla/Jovens Conectados